sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quando aprovam estas coisas, nem as pensam?

Construção de Plataforma Logística alimenta especulação imobiliária e terá impactos profundos em termos ambientais e populacionais
Amanhã, dia 24 de Abril, às 15h - Encontro junto à Estação de Comboios da Vala do Carregado

Os deputados Francisco Louçã e Helena Pinto vão deslocar-se amanhã à localidade de Vala do Carregado, freguesia de Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, onde o Governo aprovou em 2007 a construção de uma plataforma logística multimodal, com a extensão de cerca de 100 hectares (com possibilidade de extensão por mais 50), que irá transformar profundamente, em termos de qualidade ambiental e condições habitacionais, este lugar de cerca de 2 mil habitantes.

Este projecto, cuja construção está em curso, como se poderá observar nesta visita, foi classificado de potencial interesse nacional (PIN) e obrigou à suspensão do Plano Director Municipal de V. Franca de Xira.

Vários movimentos cívicos e ambientalistas criticaram o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da Plataforma por conter “falhas e omissões graves” e “inconformidades face à legislação”. O EIA desvalorizou os impactos resultantes da alteração do tipo de uso dos solos, uma vez que o projecto envolve a destruição de terrenos agrícolas.

A plataforma logística será construída em solos pertencentes à Reserva Agrícola Nacional, que irão ser aterrados, quando deveriam ser considerados estratégicos em termos de uma política de desenvolvimento sustentável.

A sua implementação irá traduzir-se em prejuízos significativos, em termos da mobilidade dos residentes, que verão a sua qualidade de via afectada com as centenas de camiões de longo curso que irão atravessar diariamente a povoação. Não foi estudada uma alternativa de localização ambientalmente mais favorável, que tenha em conta as emissões de dióxido de carbono associadas ao tráfego rodoviário.

O Bloco de Esquerda defende que as questões habitacionais e a qualidade de vida não podem desligar-se do planeamento e ordenamento do território, pelo que é necessário repensar a construção deste loteamento nesta área protegida.

Mapa do ponto de encontro: (Estação dos Comboios de Vala do Carregado)

Percurso de Lisboa até Vala do Carregado

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Sem comentários: